Pages

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Parceiros do mesmo sexo são incluídos como beneficiários da Previdência

O Ministério da Previdência publicou nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial da União, portaria que define como beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) parceiros do mesmo sexo, em união estável.


Na publicação, o ministério afirma que os “dispositivos da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que tratam de dependentes para fins previdenciários devem ser interpretados de forma a abranger a união estável entre pessoas do mesmo sexo”.

Conforme informado no texto, o INSS adotará as providências necessárias para o cumprimento da determinação contida na portaria publicada.

Mais decisões

Durante o mês de novembro, o MPF (Ministério Público Federal) enviou ao TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) parecer pedindo ao tribunal que reconsiderasse a decisão que extinguiu uma ação civil pública sobre a inclusão de casais homoafetivos na declaração de Imposto de Renda.

A ação havia sido movida pela AIESSP (Associação de Incentivo à Saúde de São Paulo), em março de 2002, e ainda continha o pedido à Receita Federal para que efetuasse a inscrição dos companheiros homossexuais, declarações em conjunto ou de dependência, para fins de IR.

Em um primeiro momento, a justiça federal não atendeu à solicitação por entender que o instituto da união estável não se aplicaria aos casais de mesmo sexo.
 
fonte: Segs
 

0 comentários:

Postar um comentário