Pages

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Início da vida sexual tem ocorrido mais cedo

Pesquisa realizada em 2001 pela Unesco e pelo Ministério da Saúde contou com 16.000 jovens estudantes de catorze capitais brasileiras e constatou que a idade média de início da vida sexual para as meninas é de 15 anos e a dos meninos, 14. Há quatro anos, o Ministério da Saúde indicou que a idade de início das relações sexuais, em adolescentes, ocorria entre 16 e 19 anos. Segundo Janus Report on Sexual Behavior, há quatro décadas, nos anos sessenta, a idade de início das relações sexuais era de 20 anos (1).

O Estudo do Comportamento Sexual do Brasileiro (ECOS), realizado em 7 estados brasileiros, pelo ProSex e pela Fiocruz, no ano de 2000, revelou que o homem de 25 anos iniciou a vida sexual em média aos 14,9 anos e a mulher aos 17,3 anos (2). Mostrou, ainda, que nas últimas quatro décadas o início da vida sexual tem se dado cada vez mais cedo para as mulheres, com redução de 5,6 anos. Para os homens não houve mudanças significativas nesse aspecto - VEJA IMAGEM DESCRITIVA. (Veja outros resultados nas demais seções do site).

O atual comportamento do jovem frente ao uso do preservativo revela, segundo pesquisa da UNESCO, que até 90% dos jovens o utilizam. Entretanto, apenas 2 em cada 10 continuam a utilizá-lo, quando o namoro fica "sério" (1).

Levantamento realizado pela Universidade Federal de São Paulo refere que nascem cerca de um milhão de bebês por ano de mães solteiras entre 15 e 19 anos. De cada 100 gravidezes indesejadas, 25 das respectivas mulheres já têm ao menos um filho (1).

Apesar das imponderáveis conseqüências do início precoce da vida sexual, as pesquisas revelam que os pais estão mais abertos do que nunca para estabelecerem diálogo sobre o sexo.

"Ficar", que antes significava troca de beijos e carícias íntimas, hoje passou a significar ter relações sexuais também. Desta forma, conhecer o modo como se comportam os adolescentes e conversar de maneira clara com eles é sempre um desafio para os pais e educadores.

Fonte(s):


•   (1) Revista Veja. O sexo começa cedo e com ousadia. São Paulo (SP); 13/02/2002. p. 80-3. 
•   (2) Abdo CHN, Oliveira Jr WM, Moreira Jr ED, Fittipaldi JAS. Perfil Sexual da População Brasileira. Rev Bras Medicina 2002; (no prelo).

0 comentários:

Postar um comentário